18 de jan. de 2010

O SHABAT EM ISRAEL ATUALMENTE

 Apesar de ser o sétimo dia de todas as semanas (contados a partir do Domingo), e de existirem mais de 50 dias como esses todos os anos, o Shabat é um dia sagrado - e até mesmo um dos dias mais sagrados não Judaísmo. Na verdade, além do dia da expiação (Yom Kippur), o Shabat é o dia mais sagrado para os Judeus, e é o único mencionado nos dez mandamentos.                     A observancia do Shabat tem sido fundamental para uma experiência e existência do povo judeu, ao menos até as últimas Gerações. Um provérbio diz bem conhecido: que por mais que o povo judeu guarde o Shabat, o Shabat mantém o Povo Judeu.

De acordo com uma antiga tradição judaica, o Shabat tem uma clara ligação com uma criação do Universo: no sétimo dia descansou D'us ( "Shabat" em Hebraico) de seu trabalho de criação, portanto esse é um dia sagrado para os homens, devem descansar e enguias também de seu trabalho produtivo.

A idéia de Shabat - um dia santificado de descanso após uma labuta - é uma das importantes contribuições do Judaísmo para uma cultura mundial. E também uma base para o conceito da semana como sendo uma unidade cíclica de tempo. O Shabat Judaico serviu de modelo para uma definição do dia sagrado para os Cristãos (Domingo), e para os Muçulmanos (Sexta feira).

No calendário Judaico, os dias são contados do pôr-do-sol de um dia até o pôr-do-sol do dia seguinte. Entretanto o Shabat começa na sexta-feira à noite, chamado de Erev Shabat, e termina no sábado à noite chamado de motsei Shabat. A hora exata do início e do término do Shabat previamente DETERMINADA E e muda toda semana e de lugar para lugar.

Os trajes associados variam com o Shabat muito. Em primeiro lugar, é um dia de descanso, que em toda atividade produtiva é proibida. De acordo com as Leis Judaicas, qualquer atividade ligada também um fogo é proibida, e os Religiosos Judeus não ligam ou desligam um eletricidade durante o Shabat e Viajam não. Muitos outros Judeus, que DEFINEM a si próprios de tradicionais (e que são moderadamente religiosos), viagens evitam também, uso da eletricidade ou qualquer outro tipo de atividade produtiva de forma parcial. Muitos deles também não atendem ao telefone sem Shabat.


Para os religiosos Judeus, o Shabat é um dia repleto de preces, e eles passam muitas horas na Sinagoga. Parte do serviço de rezas do shabat na sinagoga é uma leitura da Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Ao longo do ano uma parte da Torá é lida toda semana. Aliás, uma divisão da Torá dividida em partes semanais é uma antiga divisão original; uma divisão em capítulos veio mais tarde. No decorrer do ano, após Shabat Shabat, a Torá inteira é lida. A conclusão da leitura da Torá pode ser feita em um dia que não necessariamente seja Shabat. No oitavo dia da festa de Sucot (chamado de Shmini Atseret) também é o Dia do Júbilo com uma Torá (Simchat Torá). Esse dia também marca o início de uma nova leitura da Torá.

Informações Importantes


Todos as repartições públicas de Israel estão fechadas em Shabat, assim como a maioria dos serviços privados. O transporte público (ônibus e trens das cidades na maioria) não funciona, e em muitos lugares não é fácil encontrar um restaurante aberto. Por outro lado, transmissões de rádio e televisão funcionam normalmente.

Nas áreas onde a maioria do povo é laica, como em Tel Aviv e cidades na maioria das vizinhas, o Shabat é expresso principalmente através de atividades comerciais e mínimas de transporte. Laicas muitas famílias deixam a cidade em Shabat, para repouso e recreação em lugares ligados à natureza. Por outro lado, nos bairros religiosos (incluindo grandes partes de Jerusalém), o caráter religioso do Shabat como um dia sagrado é observado completamente. Muitas ruas ficam fechadas ao tráfego e rotas alternativas de desvio PRECISAM ser encontradas de forma a se locomover de um lugar um outro.

http://www.goisrael.com/

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