11 de fev. de 2010

FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA.


Dicionário Aurélio:
espírito [Do lat. spiritu.] // Substantivo masculino, significa:

a) A parte imaterial do ser humano; alma (por oposição ao corpo); alma.
b) Suposta entidade superior que transcende a matéria.

2. Wikipédia:
A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor".

Ou seja espírito é algo incorpóreo.
Pergunto: Alguém já viu espírito? Tem gente que diz que vê ou viu espírito, mas que espírito é esse? Por acaso é um ser com dois braços, duas pernas, cabelos, olhos? Como pode, se espírito não tem forma, como pode ser visto a olho nú? Daí vamos à questão:
Se a Torá afirma que D'us não tem forma, qual o significado do versículo: "E D'us disse: Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança" (Bereshit 1:26)? E a quem Ele estava falando? Este é um caso clássico de má tradução da Torá. Este versículo geralmente é traduzido: "E D'us disse: "Façamos o homem à Nossa imagem, Nossa semelhança. Eles dominarão os peixes do mar, as aves do céu, os animais, a terra inteira, e todo réptil que rastejar sobre a terra."

As dúvidas que geralmente são suscitadas por este versículo são:

1. Com quem D'us estava falando? A Torá quer dizer (D'us não o permita) que há mais de um D'us? Alguns dizem que D'us estava falando com os anjos - mas quem mencionou os anjos? Outros dizem que era um exercício de humildade. Mas D'us é humilde? Por que deveria ser? Existe uma explicação simples e uma interpretação coerente para este versículo?

2. D'us tem uma imagem?

3. O que significa a repetição: "à nossa imagem, nossa semelhança"?

4. D'us criou o homem apenas para que fosse poderoso "dominará os peixes..."? Tenho certeza de que D'us poderia pensar em um propósito melhor para o homem!

No que tange à tradução, suas perguntas são válidas. Entretanto, esta tradução não apenas é incorreta, como também presume que o leitor entende seu contexto. Portanto, eis aqui a tradução correta e o contexto:

"E D'us disse: 'Modelemos [D'us e as Criações] a humanidade em nossa essência, então ele será como nós, e [somente então] eles [a raça humana] dominarão os peixes do mar, as aves do céu e os animais, e toda a terra, e tudo que se mover sobre a terra.'" O homem é a única criatura a ser apresentada individualmente na cena, porque o Homem é o ponto alto da criação. Tudo foi criado para ele e seu uso. Está subentendido que o Homem é portanto considerado responsável por suas ações, pois estas afetam não apenas a ele, como também todas as criaturas de D'us. O Homem não foi feito "segundo sua espécie" como um animal, em grandes quantidades, mas "... à Nossa imagem" como D'us, como um único indivíduo. Assim como D'us é Um, assim também o homem foi criado Um.

Agora, passemos às perguntas individuais:

1. Com quem D'us estava falando? A resposta é simples: D'us estava falando com a mesma entidade com quem falou nos dias precedentes - o universo inteiro! D'us na verdade está dizendo: "Que o cosmos (e tudo que nele existe) e Eu façamos o homem."
O ser humano é a mais complexa de todas as criaturas. Sua existência é uma batalha constante de forças opostas puxando-o em direções diferentes. Não admira que o homem seja a única criatura que busca a terapia! Sua dualidade se estende até os extremos de todos os espectros: desde a fúria infundada até atos absurdos de bondade, da inspiração enérgica à depressão patética, da crueldade ao altruísmo, da consciência à indiferença, da espiritualidade ao materialismo. É como se todas as forças da natureza estivessem comprimidas em uma pequena criatura chamada Homem. Mas isso é exatamente o que este versículo nos diz.

2. D'us tem uma imagem? Não: "Pois não viste nenhuma imagem" (Devarim 4:15), e "A quem podes Me comparar: a quem Eu serei igual?" (Yeshayáhu 40:25). Quando o versículo diz "imagem," isso significa "essência," querendo dizer que o homem foi criado da essência do cosmos, e da essência de D'us. O homem tem em si um aspecto de tudo da criação: todo animal tem sua contraparte no homem, assim como cada mineral e elemento.
Porém o homem é também da essência de D'us, como está explicado no próximo versículo: (Bereshit 1:27): "... na essência de Elokim Ele o criou." A costumeira má tradução erra ao traduzir: "à imagem de D'us Ele o criou" - mas não foi o que acabamos de ler? O que a Torá está nos dizendo é que o homem foi feito similar a Elokim, (um dos nomes Divinos, que significa "juiz.") Em outras palavras: "À imagem do Juízo Ele o criou." Ter a "imagem" de D'us significa não apenas possuir ânsias espirituais como somente o Homem possui, como também a habilidade de julgar entre opções moralmente boas ou más.

3. Qual o significado da repetição: "À nossa imagem, nossa semelhança"? A razão pela qual o homem foi feito da essência do cosmos e da essência de D'us é que ele deveria ser "como" ambos, portanto a repetição. Embora o homem tenha recebido o potencial para conseguir este equilíbrio em sua vida, isso permanece exatamente assim: potencial. Cabe ao homem agir sobre isso. D'us deseja que o homem equilibre o corpo e a alma. Se o homem mergulha apenas no materialismo, será devorado por aquilo que o cerca: as forças da natureza, os animais e as outras pessoas. Por outro lado, se afasta completamente suas necessidades físicas para se concentrar apenas nas espirituais, torna-se inútil ao Plano de D'us. O homem deve dar tratamento igual aos seus lados terreno e espiritual. Para ficar acima da Criação, o homem deve ser a "imagem" do cosmos e a "semelhança" de D'us. Por esta razão lê-se: "pois ele será como nós..." o que nos leva até a resposta nº 4.

4. D'us criou o homem para que ele pudesse "dominar os peixes..."? Estou certo de que D'us poderia ter pensado em um propósito melhor para o homem! Continuando o nº 3 acima, "... e [somente então] eles [a raça humana] dominarão os peixes do mar, e as aves do céu e os animais e tudo sobre a terra, e tudo que se mover sobre a terra." Quando o homem atinge este já mencionado equilíbrio entre o material e o espiritual, ele na verdade "domina os peixes do mar..." e toda a matéria física (exceto outras pessoas!). Ele demonstra que está um ponto acima deles... e atinge o próprio pináculo da Criação, tornando-se um parceiro do Próprio D'us na Criação.

Mais informações: www.chabad.org.br

1 comentários:

"Façamos o homem a nossa imagem e semelhança" se referr a Deus pai, filho e espirito santo. Jesus é Deus e nenhum outro ne há, porque Ele, Jesus, mesmo disse que antes mesmo que Abraão existisse Eu Sou! Um dos titulos usados por Deus em Êxodo, tudo bem, nao está convencido, leia e medite neste link http://www.allaboutjesuschrist.org/portuguese/jesus-e-deus.htm
 

Postar um comentário