27 de jun. de 2010

Jesus Afirmou ser D´us?

Se há um D´us no universo, Criador do céu e da terra, e queria mostrar ao seu povo que só Ele era D´us e não houve outro que compartilhou essa distinção única com Ele, quais as palavras que Ele iria usar de modo que não houvesse qualquer possibilidade de erro?

Que frase Ele poderia escolher de modo que não houvesse nenhuma possibilidade de mal-entendido?

Se você ou eu quisesse descrever a unidade original de D´us de uma forma que não pudesse ser mal interpretada, como poderíamos expressar isto?

Não temos usado as palavras que Moisés relatou, que D´us teria dito em  Devarim 32:39

“Vede agora que Eu, Eu o Sou, e não há outro deus além de mim; Eu faço morrer e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro; e não há quem possa livrar da Minha mão”.

Como resultado desta e de muitas outras afirmações inspiradoras em toda as escrituras judaicas, judeus fiéis a este D´us só vão adorar e dar honra ao D´us de Israel, sozinho sem que haja um mediador.

Como se fosse uma só voz, que pedindo à sua nação a nunca comprometer a sua fé com outra coisa senão o monoteísmo inabalável que pregou incansavelmente. Muitas e muitas vezes, o Tanach tem declarado com deliberada clareza nas suas crenças mais célebre que o Todo Poderoso (Bendito seja o seu nome) é o único D´us, e não há outro. Nada jamais foi "exibido", nada jamais foi "revelado". Não poderia ser, porque a própria sobrevivência do povo judeu dependesse disso. A Torá intimamente conecta a fé em um D´us indivisível com a experiência nacional do povo judeu ao longo da sua longa história. Terrível sofrimento foi a conseqüência de qualquer deficiência do monoteísmo intransigente que o Todo Poderoso exigiu do seu povo. Yeshaiahu proclamou que o Todo-Poderoso não se revelou na escuridão ou em uma forma oculta ou revelada. Em Ieshaiáhu 45:19, o profeta, falando em Nome do Todo-Poderoso, declara que, “Não falei em segredo, nalgum lugar tenebroso da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me no caos; eu, o Senhor, falo a justiça, e proclamo o que é reto”.

Embora a crença na unicidade de D´us seja ensinada e declarada em praticamente todas as páginas das escrituras judaicas, a doutrina da trindade não é mencionada em qualquer lugar durante todo o corpo da Bíblia Hebraica. Isto é compreensível quando se considera que o cristianismo primitivo, em seus estágios iniciais, ainda era monoteísta. Os autores do Novo Testamento cristão foram completamente inconscientes de que a Igreja que se formava acabaria por abraçar um endeusamento de uma divindade pagã trina. Embora o culto de uma divindade de três partes era bem conhecido e venerado com fervor em todo o Império Romano e para além dos sistemas religiosos como o hinduísmo e o Mitraísmo, era muito distante do judaísmo no qual o cristianismo surgiu. Entretanto, quando os gregos e romanos em vez dos Judeus começaram a dominar a igreja, criou-se um desastre teológico do qual a cristandade nunca se recuperou. Até o final do século IV, a doutrina da trindade foi firmemente anunciada como um princípio central da igreja, e o monoteísmo estrito foi formalmente rejeitado pelos conselhos do vaticano, em Nicéia e Constantinopla.

Essa absorção de uma divindade trina no cristianismo criou sérios problemas para o pós-Nicéia apologistas cristãos. Como é que eles iriam harmonizar esta nova veneração de Jesus como um ser que é da mesma substância do Pai, com um Novo Testamento, que retrata Jesus como uma entidade separada, subordinado ao Pai, e criado por D´us? Como é que eles agora iriam integrar o ensino da Trindade com um Novo Testamento, que reconheceu o Pai somente como D´us? Na sua essência, como é que os apologistas cristãos iriam mesclar um primeiro e segundo século do novo testamento cristão, que foi monoteístas, com uma igreja que muito mais tarde não seria?
Esta tarefa foi particularmente difícil porque em todo os Evangelhos e nas cartas de Paulo, Jesus nunca afirma ser D´us. Pelo contrário, o Jesus do Novo Testamento torna claro que ele não é D´us, mas sim um agente de D´us. Por exemplo, em João 14:28, o autor do quarto Evangelho apresenta Jesus declarando:

“Eu vou para o Pai, porque meu Pai é maior do que eu”

No capítulo 13:3 do livro de Marcos, Yeshua é questionado por quatro de seus discípulos, sobre quando o período da Tribulação ocorreria.

“Depois estando ele sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, Tiago, João e André perguntaram-lhe em particular:
E no capítulo 13:32  Jesus lhes responde:
“Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.”

Os problemas que este verso cria para os trinitários são surpreendentes: Se Jesus fosse co-igual com ao Pai, como poderia o Pai ter informações que Jesus não tinha? Isso quer dizer que, se Yeshua era D´us manifestado na carne, como argumentam, como D´us não poderia saber alguma coisa? Se de alguma forma a segunda Pessoa da trindade não sabia. Além disso, como alguns trinitários persistem, o filho foi limitado pela sua natureza humana, por quê? Não sei. O “Espírito Santo?” quem sabe...

Os cristãos não podem simplesmente explicar este versículo, insistindo que era a natureza humana e humilde de Jesus que não sabia. Isto porque a doutrina da trindade não é titular de que Jesus era metade deus e metade homem. Pelo contrário, Jesus era cem por cento deus e o homem cem por cento homem. (afirmam). Sua substância como deus não foi diminuída por causa de sua natureza humana. Como o eclesiástico credo de Atanásio afirma explicitamente:

1. Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé universal. 2. A qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá para sempre.
3. Mas a fé universal é esta: que adoremos um único D´us em Trindade, e a Trindade em unidade.
4. Não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância.
5. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra.
6. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade.
7. O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo.
8. O Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado.
9. O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado. (Já matou o versículo  de Jo. 13:32)
10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
11. Contudo, não há três eternos, mas um eterno. (Olha a contradição)
12. Portanto não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um ilimitado. (Habilite-se quem pode explicar isso de forma racional) duvido, rsrsrsrs.
13. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.

Algumas declarações que definem a natureza da santíssima trindade tão claramente são anunciadas como faz esse credo duradouro do século quarto. (Literalmente um "CREDO").

Alguns missionários argumentam, que a declaração de Yeshua em João 10:30: "Eu e o Pai somos um", demonstra que Jesus se considerava deus. A palavra grega (um), no entanto, não implica ser uma parte da mesma substância. Vemos isso claramente em João 17:11 e 17:21-22, onde Jesus orou a D´us para que os discípulos pudessem ser (um). Assim como Jesus e deus. Claramente, Jesus pede que os discípulos tenham um propósito unificado, não da mesma substância ou de parte da trindade.

Além disso, João 10:30-34 é particularmente revelador. O quarto Evangelho descreve como os judeus quando ouviram Jesus proclamar: "Eu e o Pai somos um", eles imediatamente queriam apedrejar. Quando Jesus lhes perguntou por que eles queriam matá-lo , os judeus responderam, porque "você alega ser D´us." Ao ouvir isso, Jesus perguntou: "Não está escrito na vossa lei", eu disse vós sois deuses? "Essa resposta é uma das demonstrações mais importantes do Livro de João, e deve, pelo menos, dar uma pausa nos trinitários.

O verso é encontrado em Tehilim  82:6 refer-se aos juízes que ensinam a lei divina de D´us como deuses. Este título foi concedido a eles, porque eles eram professores da lei divina do Todo-Poderoso, não porque eles eram realmente de D´us, de forma alguma. Esta utilização é bastante comum nas escrituras judaicas. Por exemplo, em Shemot 7:1 Moshe é chamado de D´us, porque ele era o representante de D´us ao Faraó. Em essência, a resposta de Jesus suporta o oposto do que os missionários estão tentando levar a diante. Jesus como descrito por João, explica sua identificação com D´us, é comparável à identificação dos juízes judaico com D´us.

O fato é que nenhum autor do Novo Testamento Cristão nunca avançou a doutrina da trindade. Levou muitos anos para que os defensores da igreja promovessem este credo alienígena.

Extraído dos comentários do Rabino Tovia Singer

Agora veja alguns textos sagrados que testificam da unicidade do Eterno, reflita e veja que Jesus foi um homem como eu e você (mais um filho de D´us) isso não quer dizer que tenha sido gerado milagrosamente ou que seja o messias ou semi D ús.

Shemot 20:2-3 O primeiro dos Dez Mandamentos
Eu sou o Senhor vosso D´us, que te fez sair do Egito e da terra da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim.

Devarim 4:11-12
Então vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até o meio do céu, e havia trevas, e nuvens e escuridão.
E o Eterno vos falou do meio do fogo; ouvistes o som de palavras, mas não vistes forma alguma; tão-somente ouvistes uma voz.

Devarim 4:35
A ti te foi mostrado para que soubesses que o Eterno é D´us; nenhum outro há senão ele.

Devarim 4:39
Sabe, pois, hoje, e levá-la ao seu coração, que o Eterno, Ele é D´us no céu e embaixo na terra, não há outro!

I Shemuel 2:2
Não há santo como o Eterno, pois não há nenhum além de ti, nem há qualquer rocha como o nosso D´us.

I Melachim 8:27
Para a verdade, habitaria D´us na terra? Eis que o céu e o céu dos céus não podem conter ti, quanto menos esta casa que eu construí?

Ieshaiáhu 40:18
A quem, pois, podeis assemelhar a D´us? ou que figura podeis comparar a ele?

Ieshaiáuhu 40:25
A quem, pois, me comparareis, para que eu lhe seja semelhante? diz o Santo.

Ieshaiáhu 42:8
Eu sou o Senhor, que é o meu nome, e Minha glória não darei a outro. Nem o meu louvor às imagens de escultura!

Ieshaiáhu 10-11
"Vocês são minhas testemunhas", diz o Senhor, e o meu servo a quem escolhi, para que você possa conhecer e acredita em mim e entenda que eu sou Ele. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá um depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há Salvador. "

Ieshaiáhu 44:6-8
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há D´us.
Quem há como eu? Que o proclame e o exponha perante mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda hão de vir.
Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro D´us além de mim? Não, não há Rocha; não conheço nenhuma.

Ieshaiáhu 44:24
Assim diz o Senhor, teu Redentor, Aquele que te formou desde o ventre, "Eu sou o Senhor que faz tudo, que estendeu os céus sozinho, que estendeu a terra por mim mesmo."    Contradiz (Jo 1:1-3)

Ieshaiáhu 45:5-6
Eu sou o Senhor, e não há outro, além de mim não há D´us, eu te fortaleço. Para que se saiba desde o brilho do sol e do Ocidente que não há ninguém além de mim, eu sou o Senhor e não há outro!

Ieshaiáhu 46:5
A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis e me comparareis, para que sejamos semelhantes?

Ieshaiáhu 46:9
Lembre-se das primeiras coisas de antigamente, que eu sou D´us e não há outro, eu sou D´us e não há nenhum como eu.

Hoshêa 13:4
Todavia, eu sou o Senhor teu D´us desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador senão eu.

Ioêl 2:27
Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso D´us, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

Malachi 2:10
Não temos nós todos um mesmo Pai? não nos criou um mesmo D´us? por que nos havemos aleivosamente uns para com outros, profanando o pacto de nossos pais?

Tehilim 73:25
A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.

Tehilim 81:8-9
Ouve, ó meu povo, e eu vos admoestar-vos, ó Israel, se você quis me ouvir! Que não haja deus estranho entre vós, nem adores a um deus estranho.

I Drivê Haiamin (Crônicas) 17:20
O Senhor, ninguém há semelhante a ti, e não há D´us fora de ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvi os.

Os Conselhos de Nicéia e Constantinopla ocorreram em 325 e 381 DC, respectivamente. No Concílio de Nicéia, a natureza de Jesus estava determinada ser da mesma substância do Pai, e no Concílio de Constantinopla, foi ratificado esta doutrina e a doutrina da Trindade foi declarada .

0 comentários:

Postar um comentário