28 de nov. de 2011

Chanukah - 7 de Dezembro 2015 - A festa das Luzes


"A alma do homem é a lâmpada de D'us". (Provérbios 20:27).

Início: 06 a 14  dezembro de 2015 ao todo são 8 dias de celebração.
Livros que narram a história I e II Macabeus. (Considerados apócrifos, pelos tolos).

Bênção:

1. Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech Haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner Chanucá.
1.Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou acender a vela de Chanucá.
A Festa de Chanucá, começa no dia 25 de kislev e tem a duração de oito dias (que cai geralmente na segunda metade do mês de dezembro) , comemora os eventos que ocorreram na Terra Santa, na época do Segundo Templo, durante a era do domínio grego da disnatia selêucida, cujo centro era a Síria. Foi naquela época que surgiram, pela primeira vez na história no nosso povo, perseguições contra a religião judaica. Naquele tempo apareceram as manifestações comoventes e espantosas de heroísmo judeu e total dedicação à causa da preservação da herança do judaísmo. Foi por isso que aqueles acontecimentos deixaram uma profunda marca no curso da história judaica e se  tornaram uma fonte poderosa de fortalecimento espiritual para as gerações posteriores.
A Revolta dos Macabeus
A revolta eclodiu em Modiin, pequena cidade situada nas colinas ao leste da cidade de Lod, quando o oficial do Rei convocava os habitantes, entre os quais se encontrava Matitiahu, o velho cohen da família dos Hasmoneus, a sacrificarem porcos no altar do ídolo. Eis que se aproximava um helenizante para fazê-lo, perante o povo. Não se contendo, Matitiahu se lançou sobre o judeu e o oficial, matando-os. Foi naquele momneto que lanço seu famoso grito: " Quem está com D-us, que venha comigo", que se espalhou por toda Judéia.
Matitiahu, o Hasmoneu, e seus 5 filhos Iochanan, Shimon, Iehudá, Elazar e Ionatan fugiram às montanhas de Gofná, ao leste de Modiin e ao norte de Jerusalém. Lá se juntaram a eles muitos judeus que atenderam ao apelo de Matitiahu. Os Hasmoneus iniciaram uma gerra de guerrilha contra o grande exército selêucida. Antes de morrer (em 165 a.e.c), Matitiahu designou seu filho Iehudá para ser o chefe da rebelião. Seu apelido era MACABI, daí o nome de seus comandados de "Macabeus".
Jerusalém
Depois da quarta batalha, dois anos após o início da revolta, Iehudá Macabi,conseguiu libertar Jerusalém (164 a.e.c.). O templo e sua redondeza foram purificados, os ídolos removidos e o altar restaurado e inaugurado, apenas um jarrinho de azeite, com selo intacto do sumo sacerdote, para acender as luzes do Candelabro de ouro no Templo, que era suficiente apenas para um dia. Aconteceu , então um milagre, e o azeite durou oito noites, até que se pudesse produzir novo azeite puro. Viram nisso um sinal dos céus para uma nova era feliz.
O Nome
O nome CHANUCÁ é composto de duas palavras: CHANU - descansaram, e, escrito em hebraico com as letras CAF e HE, cujo valor númerico é 25, ou seja, os Macabeus descansaram depois de sua vitória, no dia 25 do mês de Kislev. O historiador Flávio Josefo chama esta festa de "Festas das Luzes".  Mais um nome interessante é mencionado no livro dos Hasmoneus, "Festa de Sucot de Kislev" em memória da última festa de Sucot (Tabernáculos) antes da libertação de Jerusalém, quando ainda estavam sendo perseguidos nas montanhas e não podiam celebrá-la.

Fonte: Sidur (Chanuká)


1 comentários:

Gostei muito !!! Amo a história de chanukah primeiro porque nos remete a questão da responsabilidade de buscar restauração para que a luz contine acesa...Chag Sameach Chanukak!!!
 

Postar um comentário