18 de fev. de 2010

MAL´AK - MENSAGEIRO

Mal’ak: מַלְאַךְ (Mensageiro, representante, cortesão, anjo).
Tarefas que desempenham: 1) levar uma mensagem; 2) desincumbir-se de alguma outra atividade específica; e 3) representar de modo mais ou menos oficial aquele que o enviara. Houve Mela’kim tanto humanos quanto sobrenaturais, sendo que entre estes últimos inclui-se o Anjo do Senhor.

Mensageiros humanos:
O mal’ak humano podia ser alguém que levava uma mensagem (Gn 32:2). Os tipos de mensagens variavam. Eles levavam boas notícias (I Sm 6:21), ameaças (I Rs 19:2) ou pedidos (Nm 20.14; 22.5; Jz 7.24). O termo, no entanto, era também aplicado ao cortesão ou ao servo enviado com outros objetivos. Eles podiam espiar (Js 6.25) ou matar (I Sm19.11; 2 Rs 6.32) Davi enviou “mensageiros” para trazerem Bate Seba (2 Sm 11.4). Os Mel’akim podiam servir como representantes diplomáticos (Jz 11.12-14; 2 Sm 5.11; I Rs 20.2). Homens, em particular os profetas, podiam servir como mensageiros de D´us. Para os profetas o termo deixava implícito que eram representantes oficiais de D ´us e também portadores de mensagem (2 Cr 36.15-16; Ag 1.13). Davi é chamado de “anjo/mensageiro de D´us”. (I Sm 29.9).

Mensageiros sobrenaturais:
Tinham o mesmo conjunto geral de funções dos mensageiros humanos. Transmitir mensagens podia ser o aspecto central (Zc 1.9; 5.5). Num maior número de vezes eles desincumbiam-se de alguma tarefa em particular, tal como proteger um esforço humano, como a procura da noiva de Isaac (Gn. 24:40), ou guardar os hebreus no deserto (Ex 23.20). Eles executavam juízo (2 Sm 24.17; Sl 78.49), livravam (Gn 19.12-17) e protegiam (Sl 148.2).

O Mensageiro / Anjo do Senhor: (*)
Este personagem tinha o mesmo conjunto geral de funções dos demais mensageiros. Ele trazia mensagens, tanto boas (Gn 16.10-13) quanto ameaçadoras (Jz 5.23). Ele se desincumbia de tarefas específicas de juízo (2 Rs 19.35; Sl 35.5-6) e de livramento (Gn 22.11;Sl 34.7). Ele também podia ser chamado de “anjo de D´us” (Jz 13.6,9). Embora este título não lhe seja exclusivo. Apenas ele tinha o ministério de intercessão junto a D´us em favor dos homens (Zc 1.12;3.1-5).

*Quanto ao termo "anjo do Senhor" é um dos pontos nos quais há dissensão entre Rambam e Rav Saádia. Segundo Rav. Saádia Gaon, trata-se de visão profética. Maimônides discorda, pois não é simples alcançar o nível de profecia, que só pode ser dada a quem atingiu o ápice virtual e sabedoria imensa. V. O guia dos perplexos, div. II final do cap. 42

Os anjos não possuem livre arbítrio para escolher suas missões. Eles são apenas reflexos da vontade de D´us, criados para propósitos específicos. Seres humanos podem melhorar a si mesmos, e este é seu propósito no mundo. Os anjos, não podem melhorar nem progredir, assim como os animais não progride moralmente; este não é sequer; o propósito da sua existência. Por isso, anjos são descritos como seres constantemente, em pé diante de HaShem. Eles não podem fazer melhor que isso, não podem se elevar nem se diminuir. Eles então são descritos como estáticos. Seres sem personalidade. É sobre isso que Ieheskél (Ezequiel I) estava falando quando disse: 5 E no meio da chama algo que se assemelhava a quatro [tipos de] animais do campo; e sua aparência parecia com a de seres humanos, 6 mas cada um tinha quatro rostos, e quatro asas, 7 seus pés eram retos e suas plantas eram como as das patas de um bezerro, e brilhavam como a cor do cobre polido. 8 Sob suas asas tinhas mãos humanas nos quatro lados,9 e elas estavam unidas entre si. Quanto aos rostos, estes não se viravam quando os seres caminhavam, voltados sempre para frente. 10 Tinham a aparência do rosto de um homem, e os quatro tinham a aparência de um leão do lado direito, de um touro do lado esquerdo, mas tinham também a cara de uma águia.
Estes seres com aparência humana e animal descrevem a missão destes anjos entre os homens, exatamente como a missão dos animais; servir aos propósitos do único ser racional, o ser humano. O profeta Ieshaiáhu (Isaías); quando descrevendo suas visões celestiais, disse que Acima [para atendê-los], se postavam Serafins... (Ieshaiah 6:2). Ora os Serafins são os anjos elevados e considerados superiores. E eles são descritos como parados em pé, no nível que HaShem lhes determinou. Seres humanos são completamente diferentes. Humanos podem melhorar-se e elevar-se. E por isso o profeta Zehariáh disse ao Sumo Sacerdote, Assim disse o ETERNO dos Exércitos: Se andares no Meu Caminho e cumprires Meus Mandamentos, praticares justiça em Minha casa e Guardares os Meus pátios, darei a ti livre acesso entre os [anjos] que estão à nossa volta. (Zehariah 3:7) Em outras palavras, Hashem estava dizendo que prometia ao Sacerdote a existência no mundo vindouro, em meio aos justos que lá estavam e que neste próximo mundo, eles caminharão entre os que estão à nossa volta [parados], ou seja, anjos. E do mesmo modo que anjos são seres perpetuamente estacionados, nós somos os que nos movemos rumo a um estágio mais elevado. E nosso propósito é especialmente, mover-nos rumo ao progresso moral e espiritual.

0 comentários:

Postar um comentário