13 de fev. de 2010

OS PRECEITOS PÓS-DILUVIANOS DE D´US PARA A HUMANIDADE.



De acordo com a tradição judaica, todos os seres humanos são descendentes diretos de Noach, estes teriam sobrevivido através da instrução do Criador, tendo construído uma arca para refúgio. Ao sairem da arca o Criador teria estabelecido com Noah e seus filhos uma aliança que envolvia, de acordo com o Talmud, da observância de sete leis básicas conhecidas como Leis de Noach obrigatórias à toda humanidade (Goim que significa povo; nação gentia) e não pode ser usado como termo pejorativo as normas e regulamentos religiosos da torá, dizem respeito a todas as nações do mundo, externas ao povo judeu. Estes por sua vez foram separados como "Povo sacerdotal e guardião da Torá". Sujeitos à outros mandamentos além das Sete Leis de Noach.


1. Proibição de idolatria: É proibido adorar qualquer ente, exceto o Criador. Isto inclui ser proibido admitir a existência de qualquer mediador entre D´us e os homens, ou qualquer entidade que se equipare a D´us. É proibido crer que D´us tem família (esposa, filho, filha, etc). quem acha que D´us gerou - ou gera - este limita a D´us, que não seria D´us.


2. Amaldiçoar a D´us: Seja no caso de amaldiçoar a D´us pelo nome hebraico de quatro letras, ou por qualquer nome usado para D´us em qualquer língua, (Elohim, D´us, God, Dios, Dio, Bogh, Allah, Tupã, Ñandejára; khoda; etc),

3. Derramamento de sangue: É proibido tirar a vida de qualquer ente, humano ou não, a não ser para caso de defesa, e se não houver outro modo de se defender, ou em caso de animais para alimentação, mesmo que este ainda esteja no ventre de sua mãe. Mesmo que não haja morto o animal pelas próprias mãos - como por exemplo, colocando-o perante um animal mais forte.

4. Relacionamento sexual ilícito: Seis são as proibições concernentes a relações ilícitas para a "filho de Noé", sendo todas as demais automaticamente permissivas:
a) A mãe;
b) A esposa do pai (mesmo a madastra);
c) A irmã que seja da mesma mãe;
d) Mulher casada (qualquer mulher que tenha marido - mesmo sem casamento regular comum em nosos dias, é considerada casada neste caso);
e) Homem com outro homem;
f)  Animais e aves.


5. Roubo: Tanto por roubo, como por assalto, como por uso de objeto sem permissão expressa pelo proprietário, como por não pagar o salário de seu empregado no tempo estipulado, ou o operário que come durante o tempo designado para o trabalho - incorrem em penalidade, mesmo que o valor seja irrisório.

6. Tribunais que julguem segundo estas leis: São ordenados por D´us a estabelecer tribunais e juízes que julguem segundo estas leis, sendo proibido aumentar sobre elas, criando novas formas de religião ou constituições.

7. Comer membro de um animal que ainda está vivo: Seja o membro inteiro, ou pedaço de carne - mesmo enquanto o animal estiver morrendo, se comer - incorre em penalidade por qualquer quantidade.

0 comentários:

Postar um comentário